Entre em contato

Entre em contato com a Pesquisa Una, clicando aqui

Telefone:(31) 3508-9134

Perguntas Frequentes

Sou professor da Una. O que é um grupo de pesquisa?

Definição de Grupo de Pesquisa (CNPq): “O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças: cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico; no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa; cujo trabalho se organiza em torno de linhas e objetos comuns de pesquisa; e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos”.

Sou professor da Una. Quais são os grupos de pesquisa da Una?

1. Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade. Linha de Pesquisa: Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade 2. Inovação, Redes Empresariais e Competitividade. Linha de Pesquisa: Redes Empresariais, Inovação e Competitividade 3. Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Local 4 Engenharia. Linha de Pesquisa: Engenharia de Produção 5. Direito. Linhas de Pesquisa: a) Direito Empresarial; b) Direito Ambiental 6. Saúde Coletiva. Linhas de Pesquisa: a) Desenvolvimento humano e avaliação psicológica; b) Saúde Mental e Trabalho; c) Promoção, Prevenção e Atenção em Saúde; d) Toxicologia; e) Análise de medicamentos e desenvolvimento de produtos; f) Farmacovigilância; g) Biotecnologia; h) Prospecção de novos fármacos; i) Pesquisas Básicas em Saúde (parasito, micro); j) Estudos Genômicos. 7. Biodiversidade, sustentabilidade e inovação biotecnológica. Linhas de pesquisa: a) Biodiversidade e conservação; b) Educação sócio-ambiental; c) Ecologia vegetal e animal; d) Impacto ambiental; e) Estudos genômicos; f) Invasões biológicas

Sou professor da Una. Como posso participar?

Professores com vínculo empregatício podem participar dos projetos de iniciação científica e tecnológica como coordenadores e voluntários.

Sou professor da Una. Como participar como professor coordenador?

Anualmente, é publicado Edital para inscrição de projetos. Condições para inscrição: - Ter vínculo empregatício docente com o Centro Universitário Una. - Ter titulação mínima de doutor ou equivalente (mestre com produção acadêmica expressiva). - Possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. - Apresentar, preferencialmente, filiação ou candidatura a membro de grupo de pesquisa certificado / em certificação pela Una e cadastrado / em cadastramento no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. O professor interessado deve encaminhar uma justificativa de sua candidatura ao grupo de pesquisa, explicitando a pertinência do projeto às linhas de pesquisa cadastradas no mesmo. A pertinência do projeto será avaliada pelos demais integrantes do grupo de pesquisa. - Participar mensalmente das reuniões do grupo de pesquisa ao qual o projeto aprovado se vincular. - Estabelecer o Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelo (s) aluno (s) bolsista (s) durante a pesquisa. - Apresentar disponibilidade para orientar o (s) aluno (s) bolsista (s) nas diferentes etapas do trabalho científico/tecnológico, no que se refere tanto à execução do projeto de pesquisa propriamente dito, quanto à elaboração de relatórios, textos e/ou material para publicação e/ou apresentação de resultados em congressos, seminários e demais eventos similares. - Não ter nenhum tipo de pendência com o Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica Júnior até a data de início da pesquisa.

Sou professor da Una. Como participar como professor voluntário?

Os requisitos para participação como voluntário são estabelecidos pelo professor coordenador de cada projeto. Procure o coordenador do projeto de seu interesse e informe-se. A relação de projetos aprovados está à disposição na Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica.

Sou professor da Una. Quais as condições para exercer a atividade de pesquisa?

- As propostas devem ser preferencialmente apresentadas em consonância com os grupos e linhas de pesquisa da instituição, apresentando e justificando a adequação aos mesmos. - Serão aceitas preferencialmente propostas enviadas por professores participantes de grupos de pesquisa da instituição, ou que encaminhem justificativa de sua candidatura ao grupo de pesquisa, explicitando a pertinência do projeto às linhas de pesquisa cadastradas no mesmo. - A equipe deve participar, obrigatoriamente, dos seminários de Extensão / Iniciação Científica e Tecnológica promovidos anualmente pelo Centro Universitário Una, divulgando os projetos realizados. - O coordenador do projeto deve orientar a equipe (demais docentes / discentes) para elaboração e publicação de artigos decorrentes projeto. - Os resultados do Projeto deverão ser apresentados, semestralmente, por meio de relatórios encaminhados à Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica, apresentando os resultados alcançados em relação aos objetivos propostos. - Os demais professores e funcionários envolvidos, bem como discentes voluntários, deverão assinar termo de compromisso / de voluntariado. - O coordenador e todos os demais professores integrantes do projeto devem possuir currículo atualizado na plataforma LATTES/CNPq. Os alunos selecionados para a concessão de bolsas também deverão efetuar seu cadastro na plataforma LATTES/CNPq (lattes.cnpq.br)

Sou professor da Una. Quais são os critérios do processo seletivo dos projetos encaminhados a Edital?

A análise do projeto será feita a partir de parâmetros de consistência técnico-acadêmica na área de conhecimento dos mesmos, da relevância cultural ou social para a comunidade envolvida, o retorno acadêmico para os discentes da Instituição, e da redação clara e precisa do projeto, com obediência às normas técnicas nacionais (ABNT). São critérios específicos para o julgamento das propostas pela Comissão de Avaliação: - As propostas devem ser preferencialmente apresentadas em consonância com os grupos e linhas de pesquisa da instituição, apresentando e justificando a adequação aos mesmos; - Articulação com o ensino e a extensão; - Originalidade; - Caracterização do problema a ser tratado; - Foco e clareza dos objetivos; - Detalhamento e adequação da metodologia e das etapas do trabalho; - Coerência entre os objetivos declarados e os resultados esperados; - Benefícios potenciais para a área em estudo; - Viabilidade de execução do plano de trabalho; - Adequação das atividades do(s) discente(s) aos objetivos do projeto de pesquisa; - Compatibilidade das etapas de trabalho com a duração das bolsas dos discentes; - Produção acadêmica e experiência prévia do proponente; - Relevância para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico; - Resultados esperados e benefícios potenciais para a sociedade; - Composição da equipe para execução da proposta; - Interdisciplinaridade da proposta; - Adequação do orçamento aos objetivos da proposta; - Contribuição para a formação de recursos humanos; - Ausência de pendências do coordenador junto ao Instituto de Educação Continuada e Pesquisa do Centro Universitário Una. - Fortalecimento das competências educacionais do Centro Universitário Una.

Sou aluno da Una. Como posso participar?

Alunos regularmente matriculados podem participar dos projetos de iniciação científica e tecnológica como bolsistas e voluntários

Sou aluno da Una. Como participar como aluno bolsista?

Anualmente, são abertas inscrições para alunos interessados em participar dos projetos aprovados em Edital. Condições para inscrição: - Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação / graduação tecnológica do Centro Universitário Una e ter e manter um rendimento acadêmico igual ou superior a 80% (oitenta por cento). - Quando da inscrição, o aluno deverá estar cursando no mínimo o terceiro período (para graduação) ou segundo período (para graduação tecnológica) e, no máximo, o penúltimo período do curso. - Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno-bolsista deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais, em horário diferente daquele em que está matriculado, para dedicar-se ao programa. Para pleitear a bolsa, o aluno pode desenvolver outras atividades, desde que estas não excedam a carga horária diária de 6 horas. Para pleitear a bolsa FAPEMIG, o aluno não poderá possuir vínculo empregatício de qualquer natureza, contrato de estágio ou monitoria do Centro Universitário Una ou de outra entidade, ou bolsa de Iniciação Científica / Tecnológica de outra agência de fomento à pesquisa. - Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa propostas no plano de trabalho estabelecido pelo(s) professor(es) orientador(es). - Não ser, no período de vigência da bolsa de Iniciação Científica / Tecnológica, reprovado em qualquer disciplina que esteja cursando no Centro Universitário Una, nem reduzir o percentual de rendimento abaixo do previsto (80%).

Sou aluno da Una. Como participar como aluno voluntário?

Os requisitos para participação como voluntário são estabelecidos pelo professor coordenador de cada projeto. Procure o coordenador do projeto de seu interesse e informe-se. A relação de projetos aprovados está à disposição na Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica.

Sou aluno da Una. Qual é o valor das bolsas para alunos?

São disponibilizadas bolsas, uma por projeto aprovado, sendo: - bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC FAPEMIG para os projetos melhor classificados, cujo valor mensal é de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), em 12 parcelas. - bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Una para os demais projetos aprovados, cujo valor mensal é de R$ 300,00 (trezentos reais), em 12 parcelas. Não é permitido ao aluno o acúmulo de bolsas.

Sou aluno do ensino médio. Como posso participar?

Alunos regularmente matriculados no ensino médio em instituições públicas parceiras da Una podem participar dos projetos de iniciação científica júnior como bolsistas. Condições para inscrição: - Ser aluno regularmente matriculado no Ensino Médio de escola conveniada, desde que o período total da bolsa não exceda o tempo regular exigido para a conclusão do ensino médio. - Não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza. - Ter destacado desempenho escolar. - Desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais e, no máximo, 8 (oito) horas semanais, em horário diferente daquele em que está matriculado, sob orientação do pesquisador/orientador. - Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa propostas no plano de trabalho estabelecido pelo(s) professor(es) orientador(es). - Não apresentar, no período de vigência da bolsa de Iniciação Científica Júnior, perda no desempenho escolar.

Sou aluno do ensino médio. Qual é o valor das bolsas para alunos?

São disponibilizadas bolsas, até 2 (duas) por projeto aprovado, cujo valor mensal é de R$ 100,00 (cem reais), em 12 parcelas. Não é permitido ao aluno o acúmulo de bolsas.