Assembleia de Peixes do Córrego Da Mutuca, Afluente do Rio das Velhas, Bacia do Rio São Francisco, Minas Gerais, Brasil

Este projeto faz parte do grupo:

assembleia4

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica e Tecnológica 2009/2010. O presente estudo teve como objetivo realizar a caracterização da comunidade de peixes do Córrego da Mutuca, a fim de contribuir com o conhecimento sobre peixes de ambiente de cabeceira. Foram capturados 596 espécimes pertencentes a duas ordens, três famílias, cinco gêneros e sete espécies, sendo Astyanax scabripinnis, Harttia novalimensis, Neoplecostomus franciscoensis, Pareiorhina sp., Trichomycterus reinhardti, Trichomycterus brasiliensis, e Trichomycterus sp.

1. Título do projeto

Assembléia de Peixes do Córrego da Mutuca, afluente do Rio das Velhas, Bacia do Rio São Francisco, Minas Gerais, Brasil.

2. Início e conclusão

Fase 1 – 2008/2010 e Fase 2 – 2010/2011.

3. Equipe

– Professores: Bruno Pereira Maia; André Lincoln Barroso de Magalhães; Thiago Fonseca Ratton.
– Alunos bolsistas / tipo de bolsa: Letícia Cristiane de Sena / BIC UNA (2008/2009) e Lauro Phillipo Teixeira Bichara / BIC JR FAPEMIG (2010/2011).
– Alunos voluntários: Raísa de Abreu Neves Novaes; Mariana Lobato Megale de Sousa Lima; Amanda Cristina Reis Gonzaga; Carla Danielle de Melo Soares.

4. Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar a caracterização da comunidade de peixes do Córrego da Mutuca, a fim de contribuir com o conhecimento sobre peixes de ambiente de cabeceira. Esse riacho é um afluente do Rio das Velhas e parte integrante do complexo do espinhaço. Para captura dos peixes, foram utilizados peneiras, rede de arrasto, covo e rede de espera. Foram capturados 596 espécimes pertencentes a duas ordens, três famílias, cinco gêneros e sete espécies, sendo, Astyanax scabripinnis, Harttia novalimensis, Neoplecostomus franciscoensis, Pareiorhina sp., Trichomycterus reinhardti, Trichomycterus brasiliensis, e Trichomycterus sp. Os índices de diversidade e equitabilidade foram de 1,22 e 0,66 respectivamente. A riqueza de peixes apresentou grande similaridade entre os períodos de chuva e seca.

5. Coordenador do projeto

Bruno Pereira Maia.

Galeria de imagens

Campus:

Palavras-chave: