Descobertas laboratoriais de alunos do ensino médio público nas áreas de zoologia e microbiologia do Centro Universitário UNA.

Este projeto faz parte do grupo:

BIC JR

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica Junior (BIC JR-FAPEMIG) 2010/2011.
Alunos do Ensino Médio de escola pública despertam para a atividade científica participando de trabalhos de pesquisa, ampliando sua formação e proporcionando treinamento e conhecimento relacionados aos cursos oferecidos no Ensino Superior.

1. Título do projeto

Descobertas laboratoriais de alunos do Ensino Médio público nas áreas de Zoologia e Microbiologia do Centro Universitário UNA.

2. Início e conclusão

Agosto de 2010 a julho de 2011.

3. Equipe

– Professores: Agnes Kiesling Casali, André Roberto Melo Silva e Lilian Afonso.
– Alunos bolsistas / tipo de bolsa: Eduardo Moreira Dias e Fernanda D’Assumpção Lopes / BIC Jr FAPEMIG.

4. Resumo

Há muitas teorias sobre a aprendizagem e, consequentemente, muitas definições para ela. Segundo Guilbert (1981), a aprendizagem consiste em uma mudança de atitude, mais ou menos permanente, devido à prática ou à experiência, que permite uma alteração de atuação. A prática é o que confere a função e a razão da teoria. A forma mais corrente de manter ou aumentar a motivação, o desejo de aprender, é a criação de incentivos.
O presente trabalho teve por objetivo incentivar os alunos do Ensino Médio de escola pública a participarem de trabalhos de pesquisa ampliando sua formação e proporcionando treinamento e conhecimento relacionados aos cursos oferecidos no Ensino Superior, ajudando-os no despertar pela atividade científica.
Os alunos do Ensino Médio de escola pública desenvolveram atividades práticas nos Laboratórios de Zoologia e Microbiologia do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte (MG) durante o período de agosto de 2010 a julho de 2011.
No Laboratório de Zoologia, no 2º semestre de 2010, sob a orientação de um professor e um monitor, os alunos desenvolveram técnicas de taxidermia, produzindo modelos animais (rãs, galo e raia) para exposição permanente. Eles também participaram e auxiliaram nas aulas de monitorias do laboratório. Durante a realização das monitorias, os alunos foram estimulados a ampliar seus conhecimentos a respeito da biologia dos animais invertebrados, dos répteis e dos peixes.
No Laboratório de Microbiologia, no 1o semestre de 2011, sob a orientação de um professor e um estudante de iniciação científica, os alunos desenvolveram técnicas de preparo de materiais e meios de cultivo para a coleta, o desenvolvimento e a identificação de microrganismos. Eles adquiriram informações sobre o cultivo e manutenção de microrganismos no laboratório e foram estimulados a descobrir e comprovar a ubiquidade dos microrganismos por meio da exposição de meios de cultura microbiológicos ao ar atmosférico de suas próprias residências. Os meios de cultura propiciaram o desenvolvimento de microrganismos que foram observados e analisados pelos estudantes. A análise consistiu no isolamento e identificação de fungos filamentosos anemófilos. A identificação foi realizada empregando-se a técnica de microcultivo e posterior observação ao microscópio óptico.
Durante a realização das atividades práticas nos Laboratórios de Zoologia e Microbiologia do Centro Universitário Una, foi oferecida aos alunos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado. Durante o convívio nos Laboratórios, os alunos obtiveram muitas informações que, com certeza, facilitarão suas escolhas profissionais.

5. Coordenadores do projeto

Professores: Agnes Kiesling Casali, André Roberto Melo Silva e Lilian Afonso.

Galeria de imagens

Campus:

Palavras-chave:

Zoologia. Microbiologia. BIC JR.