Determinação dos Teores de Gordura e Açúcares Totais Presentes em Lanches Rápidos Industrializados Destinados ao Público Infantil

Este projeto faz parte do grupo:

determinacao teores

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica e Tecnológica 2011/2012, visa analisar o teor de açúcares simples e gorduras contidas nos lanches rápidos industrializados.

1. Título do projeto

Determinação dos teores de gordura e açúcares totais presentes em lanches rápidos industrializados destinados ao público infantil.

2. Início e conclusão

Agosto de 2011 a julho de 2012.

3. Equipe

– Professores: Agnes (Orientadora) e Raquel Linhares (Coorientadora).
– Alunos bolsistas / tipo de bolsa: Keren Bigão – Bolsa FAPEMIG.
– Outros colaboradores: Técnicos do laboratório Una.

4. Resumo

A maior participação de alimentos industrializados na dieta familiar brasileira, ricos em açúcares e gorduras, em detrimento dos alimentos básicos, é traço marcante da evolução do padrão alimentar nas últimas décadas. O projeto tem como objetivos analisar o teor de açúcares simples e gorduras contidas nos lanches rápidos industrializados, tais como bolinhos de baunilha recheados sabores chocolate e morango, biscoito tipo wafer sabores chocolate e morango, biscoito salgado tipo aperitivo e salgadinhos à base de trigo e de milho. Os métodos utilizados serão a análise dos teores de açúcares simples e gorduras totais nos alimentos citados, que são consumidos especialmente por crianças e pré-adolescentes. Os alimentos serão submetidos a análises físico-químicas para gorduras totais (Método de Soxhlet) e açúcares totais (Método de Lane Eynon), seguindo as normas analíticas da Association Official Analytical Chemists (1995). As atividades e etapas de realização do projeto estarão compreendidas no período entre setembro de 2011 a agosto de 2012. As amostras de alimentos serão adquiridas em diferentes estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte, contemplando três marcas para cada produto, que serão escolhidas de acordo com preço (baixo, intermediário e alto) e potencial de consumo. As amostras coletadas serão submetidas às análises específicas no Laboratório de Bromatologia e Bioquímica do Centro Universitário Una.

5. Coordenadoras do projeto

Agnes Casali (Coordenadora – Orientadora).
Raquel Linhares – Coorientadora.

Campus:

Palavras-chave:

Açúcares simples. Gorduras. Lanches rápidos industrializados.