Sistema de Preaquecimento de Óleo Para Aspersão nos Pneus de Compactador de Asfalto (2010/2011)

Este projeto faz parte do grupo:

sistema preaquecimento

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica e Tecnológica 2010/2011. Visa atender uma demanda da indústria referentemente ao compactador de asfalto a pneus. O objetivo é desenvolver um sistema eletroeletrônico capaz de preaquecer o óleo vegetal armazenado no tanque de aspersão para lubrificação dos pneus do Compactador de Pneus.

1. Título do projeto

Sistema de preaquecimento de óleo para aspersão nos pneus de compactador de asfalto.

2. Início e conclusão

Setembro de 2010 a agosto de 2011.

3. Equipe

– Professores: Pablo Roberto Julião da Silva Moreira, Ronald Borges Buere e Breno Augusto Ribeiro Aredes.
– Alunos: Williane Karoline Oliveira Castro Alves (bolsista PIBIC UNA) e Anderson de Souza Cardoso (voluntário).

4. Resumo

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica e Tecnológica 2010/2011. Em regiões onde o clima é predominante frio, os equipamentos de compactação de asfalto por pneus vêm apresentando falhas na aspersão em razão do aumento da viscosidade do óleo vegetal, falha resultante da obstrução das válvulas, tubos e filtros. Tal fenômeno se deve ao aumento da viscosidade do óleo vegetal pela redução de sua temperatura. O compactador de pneus é uma máquina utilizada no processo de pavimentação asfáltica na fase de compactação. Ao passar sobre o asfalto quente, deve ter seus pneus lubrificados por óleo vegetal para evitar a aderência do asfalto, o que provocará a danificação precoce dos pneus. O projeto de iniciação tecnológica proposto tem o objetivo de desenvolver um sistema eletroeletrônico capaz de preaquecer o óleo vegetal (fluido ideal) armazenado no tanque de aspersão para lubrificação dos pneus. Espera-se, com o desenvolvimento desse sistema, a redução nos custos de manutenção do sistema de aspersão em decorrência de entupimentos e o aumento na vida útil dos pneus, graças à utilização do óleo vegetal em substituição à água, especialmente nas regiões frias. O objetivo final é desenvolver um protótipo adequado à solução do problema apresentado e com potencial para produção em escala comercial, visto que esta demanda de desenvolvimento é oriunda da indústria.

5. Coordenador do projeto

Professor Pablo Roberto Julião da Silva Moreira.

6. Links

>> http://www.biodieselbr.com/estudos/biodiesel/biodiesel-oleo-vegetal.htm
>> http://www.deag.ufcg.edu.br/copeag/dissertacoes2006/DISSERTACAO%20COMPLETA%20-%20Ticiana%20Leite%20Costa.pdf
>>http://www.flexstart.com.br/index.html
>>http://seealte.europecon.net/adapta-o-das-viaturas-para-uso-do-oleo-vegetal/componentes-electricos/pre-aquecedor-electrico-do-combustivel.html

Galeria de imagens

Campus:

Palavras-chave:

Sistema de preaquecimento de óleo. Compactador de asfalto.