Sistema de Preaquecimento de Óleo Para Aspersão nos Pneus de Compactador de Asfalto (2011/2012)

Este projeto faz parte do grupo:

sistema preaquecimento2

Projeto aprovado no Edital de Iniciação Científica e Tecnológica 2011/2012. Este projeto de iniciação tecnológica – PIT visa atender uma demanda da indústria referente ao compactador de asfalto a pneus. O objetivo é desenvolver um sistema eletroeletrônico capaz de preaquecer o óleo vegetal armazenado no tanque do sistema de aspersão para lubrificação dos pneus do compactador a pneus.

1. Título do projeto

Sistema de preaquecimento de óleo para aspersão nos pneus de compactador de asfalto.

2. Início e conclusão

Setembro de 2010 a agosto de2012.

3. Equipe

– Professores: Pablo Roberto Julião da Silva Moreira (Coordenador), Ronald Borges Buere (Colaborador), Breno Augusto Ribeiro Aredes (Colaborador), Bruno Machado Trindade (Colaborador).
– Alunos bolsistas: Williane Karoline Oliveira Castro Alves e César Augusto Costa.
– Aluno voluntário: Anderson de Souza Cardoso.

4. Resumo

Em regiões onde o clima é predominante frio, os equipamentos de compactação de asfalto por pneus vêm apresentando falhas na aspersão devido ao aumento na viscosidade do óleo vegetal, em razão da obstrução das válvulas, tubos e filtros. Tal fenômeno se deve ao aumento da viscosidade do óleo vegetal pela redução de sua temperatura. O compactador de pneus é uma máquina utilizada no processo de pavimentação asfáltica na fase de compactação. Ao passar sobre o asfalto quente, deve ter seus pneus lubrificados por óleo vegetal para evitar a aderência do asfalto, o que provocará a danificação precoce dos pneus. O projeto de iniciação tecnológica proposto tem o objetivo de desenvolver um sistema eletroeletrônico capaz de preaquecer o óleo vegetal (fluido ideal) armazenado no tanque de aspersão para lubrificação dos pneus. Espera-se com o desenvolvimento desse sistema a redução nos custos de manutenção do sistema de aspersão pelos entupimentos, aumento na vida útil dos pneus graças à utilização do óleo vegetal em substituição à água, especialmente nas regiões frias. O objetivo final é desenvolver um protótipo adequado à solução do problema apresentado e com potencial para produção em escala comercial, visto que esta demanda de desenvolvimento é oriunda da indústria.

5. Coordenador do projeto

Prof. Pablo Roberto Julião da Silva Moreira

6. Links

>> http://www.biodieselbr.com/estudos/biodiesel/biodiesel-oleo-vegetal.htm
>>http://www.deag.ufcg.edu.br/copeag/dissertacoes2006/DISSERTACAO%20COMPLETA%20-%20Ticiana%20Leite%20Costa.pdf
>>http://www.flexstart.com.br/index.html
>>http://seealte.europecon.net/adapta-o-das-viaturas-para-uso-do-oleo-vegetal/componentes-electricos/pre-aquecedor-electrico-do-combustivel.html

Galeria de imagens

Campus:

Palavras-chave:

Sistema de preaquecimento de óleo, compactador de asfalto